A Alemanha é aqui!

Rotarianos motociclistas divulgam o companheirismo e o trabalho do Rotary International no Sul do Brasil

Dois Irmãos, RS – 02.03.2018. Pelo quarto ano consecutivo, o sul do país foi palco da reunião de dezenas de rotarianos associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America, o capítulo da América do Sul do Grupo Internacional de Companheirismo de Motociclistas Rotarianos.

O encontro de verão, realizado desde 2015, sempre no mês de março e no sul do Brasil, levou para a cidade gaúcha berço da imigração alemã mais de 60 motociclistas e 40 garupas (como são conhecidos os cônjuges que viajam junto nas motos), a grande maioria visitando a região pela primeira vez. Cerca de 10 estados da federação e 15 distritos rotários foram representados no evento, inclusive com participantes do Uruguai e Argentina.

Nesta edição da reunião conhecida como Encontro de Verão Sul IFMR-SA (hashtag: #ifmrnosul) teve como inovação a realização do Pré-Evento, quando muitos participantes optaram por chegar mais cedo na cidade para desfrutar de uma intensa programação turístico-cultural na região. Foram realizados passeios pela conhecida Rota Romântica, uma das mais belas estradas brasileiras, visitas a pontos de interesse histórico como o Distrito de Casas Enxaimel, que recebeu os primeiros imigrantes alemães no sul, em meados do Século XIX; alambiques e também a uma conhecida reserva ecológica com uma natureza exuberante e banhos de rio e cachoeira para os presentes.

Os participantes foram oficialmente recepcionados pela Prefeita Municipal de Dois Irmãos, administradora Tânia Teresinha, que em suas palavras afirmou: “O município de Dois Irmãos e os rotarianos do IFMR-SA têm muito em comum, principalmente pelo seu trabalho em prol da humanidade, quebrando paradigmas e rompendo barreiras! Muito obrigado por estarem aqui conosco, em seus momentos de companheirismo”. Ao ser informado que a líder do poder executivo municipal, uma mulher de cor negra em uma região predominantemente de origem alemã estava em seu segundo mandato reeleita por maioria absoluta dos votos, o público a aplaudiu efusivamente.

O Presidente do IFMR-SA, rotariano Neri Wagner, agradeceu a presença de todos e fez uma saudação especial aos idealizadores e organizadores do #ifmrnosul, rotarianos Marcos Netto e Leonardo Santos, cujo esforço e dedicação tornaram possível fantásticos momentos de companheirismo, de forma impecável e com muita descontração.

Uma parte da arrecadação no valor de USD 1,000.00 obtida com as inscrições será doada para a The Rotary Foundation via Distrito 4670 para a campanha End Polio Now de erradicação da paralisia infantil no mundo.

O próximo encontro do grupo de companheirismo será no mês de agosto de 2018 na cidade de Jundiaí, SP, e no ano que vem o Encontro de Verão Sul IFMR-SA já tem local definido: Balneário Camboriú, SC; e em 2020 em Punta del Este, no Uruguai.

O IFMR-SA – International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em ifmr-sa.org e facebook.com/ifmrsa.

Contato:
Marcos Netto