Amizade além fronteiras

Clubes promovem intercâmbio entre rotarianos de dois países e três distritos rotários

Jaguarão, RS – 20/10/2017 – O que era para ser apenas uma visita entre apenas dois clubes do Rotary no sul do Brasil tornou-se um belo exemplo de encontro de companheirismo entre rotarianos, familiares e convidados de várias cidades, com a realização do 1º Intercâmbio Rotário Internacional da Amizade Canoas – Jaguarão – Rio Branco.

A iniciativa que teve como mentor o rotariano e empresário Marcos Netto associado do Rotary Club de Canoas Industrial levou um grupo de rotarianos e convidados para a cidade de Jaguarão na fronteira com o Uruguai. Lá foram recebidos não só pelos companheiros do Rotary Club de Jaguarão e Rotary Club de Jaguarão Leste (Distrito 4780), e também pelos rotarianos do Rotary Club de Rio Branco (Distrito 4980), situado na cidade de mesmo nome no país vizinho Uruguai.

Durante três dias todo o grupo participou de uma intensa programação turístico-cultural-social que iniciou-se com uma reunião festiva oficial na sede do Rotary Jaguarão Leste, e seguiu com visitas aos locais mais significativos de Jaguarão, cidade com um riquíssimo patrimônio histórico com mais de 800 prédios tombados e em processo de restauração; como por exemplo o Museu Carlos Barbosa, residência oficial do primeiro governante do estado gaúcho em perfeito estado de conservação com toda sua mobília original de um século atrás.

Para marcar a ocasião o grupo atravessou a fronteira entre os dois países pela Ponte Mauá, um dos mais belos exemplos de arquitetura rodoviária existente no mundo, para no lado uruguaio descerrar uma placa comemorativa e plantar a “Árvore da Amizade” alusiva ao encontro.

Marcos Netto destaca que “o passeio não só foi uma bela oportunidade para rever os amigos mas também para fazer novas amizades; e o melhor de tudo: cada participante que inscreveu-se para o intercâmbio também contribuiu em dinheiro para a para a campanha End Polio Now e Fundação Rotária, que recebeu USD 700.00 com a iniciativa!”, informa Netto.

Além de autoridades locais como o Prefeito Municipal Favio Telis que estava presente em todas as atividades, presente ao encontro o Governador do Distrito 4780 Eusébio Prevedello que não conteve os elogios para a iniciativa. Segundo ele “isto é exatamente o que Rotary International prega para seus associados: amizade e ações pela comunidade. Temos que repetir mais vezes isto entre nossos distritos e países!”

O pedido do Governador será atendido. Em março do próximo ano os rotarianos da fronteira estarão retribuindo a visita por três dias na cidade de Canoas, RS, região metropolitana da capital do estado gaúcho.

O intercâmbio encerrou-se com um animado jantar de massas promovido pelos clubes de Jaguarão com a participação de mais de 300 pessoas.

Outras informações podem ser obtidas visitando a página do Rotary Club Canoas Industrial: facebook.com/rotarycanoasindustrial

Coordenação de Imagem Pública
Rotary Club de Canoas Industrial – Distrito 4670