O que é Rotary?

O Rotary é uma rede de voluntários que se dedicam a tratar de grandes necessidades humanitárias.

Os mais de 1,2 milhão de associados dos Rotary Clubs estão em mais de 200 países e regiões geográficas. Eles trabalham para melhorar as condições de vida local e internacionalmente, desde ajuda a famílias em suas próprias comunidades até a erradicação de uma doença como a pólio.

O Rotary também oferece muitas outras oportunidades de servir, incluindo:

Interact: clubes de prestação de serviços organizados e patrocinados por Rotary Clubs para jovens de 12 a 18 anos de idade. Existem mais de 22.000 Interact Clubs em 161 países.

Rotaract: clubes de prestação de serviços patrocinados por Rotary Clubs para promover liderança, desenvolvimento profissional e capacitação entre jovens de 18 a 30 anos de idade. Existem mais de 10.400 Rotaract Clubs em 185 países.

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs): grupos de não rotarianos que trabalham para melhorar suas comunidades. Existem mais de 9.600 NRDCs em 98 países, todos organizados e patrocinados por Rotary Clubs.

Rotarianos: Quem são?

Pessoas de diversas profissões (médicos, artistas, empresários, etc.) que se associam ao Rotary e utilizam seus conhecimentos para ajudar a resolver as necessidades mais prementes de comunidades em todo o mundo.
De onde vêm: do Haiti, da Groenlândia, da Nigéria, de Cingapura e de todo o mundo. Atualmente, os países com maior número de clubes são: Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil. As regiões com maior crescimento são o Sudeste da Ásia e a África.

O que fazem?

Os rotarianos usam seu tempo, energia e entusiasmo para desenvolver projetos sustentáveis e de longo prazo local e internacionalmente Eles se concentram em questões importantes, como paz e prevenção/resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico e comunitário.

Erradicação da pólio

O Rotary está prestes a eliminar a segunda doença da história (a primeira foi a varíola), tendo contribuído para uma redução de 99% de casos de pólio em todo o mundo desde 1985, com o lançamento do programa Pólio Plus. Em 1988, o Rotary liderou a criação da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio junto com seus parceiros, a Organização Mundial de Saúde, o Unicef e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. A erradicação da pólio continua sendo a maior prioridade do Rotary, que já contribuiu mais de 1,2 bilhão de dólares e incontáveis horas de trabalho voluntário para imunizar mais de 2 bilhões de crianças em 122 países. O Rotary está trabalhando para arrecadar US$35 milhões por ano até 2018 para a erradicação da pólio, valor que será equiparado na proporção de 2 para 1 pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Quer se conectar com associados do Rotary de sua comunidade? Comece por AQUI.

Quantos somos?

(Em 10 de julho de 2017)

Mundo

Número de Clubes no Mundo: 35.650